Detran DF - Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento

Detran, o Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal, é responsável por todos os trâmites burocráticos relacionados a trânsito dentro do território brasileiro. Ele dispõe de diversos serviços que auxiliam a vida de milhões de brasileiros motorizados.

O DETRAN DF é o órgão oficial de trânsito e por meio dele, na sede presencial ou virtualmente através do site, o cidadão pode consultar impostos a serem pagos, multas e todos os demais débitos em aberto, realizar pagamento do IPVA e do seguro DPVAT. A consulta é bastante simples e rápida e pode ser feita mediante apresentação dos dados do veículo, como número do RENAVAM () e a placa do bem.

Na página oficial do Detran, clique em “Serviços”, então na opção “Veículos”, e consulte a situação do seu veículo.

O Detran também é responsável pela formação de novos condutores, é a instituição que realiza os exames teóricos e práticos que avaliam se o condutor está apto a receber a carteira de motorista. Os exames são para diferentes tipos de carteiras, podendo ser A, B, C ou D, desde motos, carros, ônibus a caminhões.

Uma parte bastante movimentada do DETRAN são as multas cobradas pelo órgão quando o motorista comete uma infração de trânsito. As multas em DF são emitidas através do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). Neste sistema, o motorista pode pagar antecipadamente o valor de suas multas, com o desconto de até 40% no valor final.

As multas podem pagar através do próprio site do DETRAN DF. O motorista deve emitir a 2ª via da multa, preenchendo as informações solicitadas no login. A penalidade de cada multa varia conforme a sua gravidade. As leves pontuam 3 pontos na CNH do infrator e as mais graves pontuam 7 pontos. Ao exceder o número limite de pontos do ano em curso o infrator tem a CNH caçada e somente a retorna após o infrator completar o curso de reciclagem junto a uma auto escola credenciada ao DETRAN.

As guias de pagamento emitidas podem ser pagas através do site, internet banking da sua instituição financeira atual e de confiança. As guias também podem ser impressas e pagas presencialmente em casas lotéricas, agências bancárias ou até mesmo em caixas eletrônicos. Além dessas opções, o motorista pode baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS) do DETRAN DF e consultar suas informações e realizar demais pagamentos débitos descobertos em aberto por meio da consulta de dados.

O IPVA é um tributo cobrado anualmente para todos os proprietários de veículos do Brasil. Cada estado possui uma sede do Detran para recolher o valor devido e realizar as demais transações de trânsito. 40% do valor arrecadado pelo DETRAN DF é direcionado ao governo estadual, outros 40% são direcionados para o município onde o veículo está registrado, e, por fim, 20% são destinados ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Outro tributo também cobrado todos os anos, é o seguro DPVAT. Junto ao IPVA formam os tributos cujo não pagamento impede a emissão do CRLV do veículo. Seu porte é obrigatório e deve ser apresentado em quaisquer abordagens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *